Doenças Vasculares

Aneurismas

Um aneurisma é uma dilatação que se forma em uma artéria, em decorrência de uma vasodilatação anormal. Essa protuberância cresce progressivamente, até que se rompe, podendo levar a morte. Ao contrário do que diz o senso comum, pode aparecer em diversas partes do corpo.

Pé Diabético

O diabetes apresenta dois efeitos prejudiciais à saúde dos pés: fluxo sanguíneo reduzido para membros inferiores e neuropatia periférica (danos nos nervos). Esta segunda consequência é apontada como causadora da típica redução de sensibilidade nas pernas e nos pés.

Insuficiência Arterial e Venosa

Quando o sistema arterial conclui o transporte de sangue oxigenado e nutrientes para as partes mais distantes do corpo, o sistema venoso transporta o sangue de volta para o coração. As veias nas pernas, em particular, têm que bombear o sangue para cima, contra a gravidade. Isso é feito pelos músculos das pernas que apertam as veias a cada contração (bomba muscular da panturrilha). Como válvulas sem retorno, as válvulas venosas impedem que o fluxo sanguíneo volte a descer nas pernas e se acumule nelas.

A Insuficiência Arterial Periférica, uma Doença Arterial Obstrutiva Periférica – DAOP, acomete artérias por meio do estreitamento ou obstrução dos vasos sanguíneos, que são responsáveis por transportar o sangue rico em oxigênio e nutrientes para as pernas, braços, extremidades do corpo.

Linfedema

O linfedema ocorre quando um fluído corporal, conhecido como linfa, se acumula nos tecidos moles do corpo, habitualmente num braço ou numa perna.

A linfa é constituída essencialmente por água, proteínas, gordura e resíduos provenientes das células. Os gânglios linfáticos, por sua vez, filtram os resíduos, devolvendo o líquido ao sangue. Se os vasos ou gânglios forem lesados ou removidos, a linfa pode acumular-se, provocando um aumento de volume dos braços ou pernas afetados, situação conhecida como linfedema.

Doenças Carotídeas

As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos que levam sangue para o cérebro. São duas e ficam na parte lateral do pescoço.

A doença carotídea, conhecida também como “aterosclerose das artérias carótidas” ocorre quando placas de gordura se formam dentro das artérias carótidas, causando o seu estreitamento.

Dúvidas? Agende sua Consulta!

Para mais informações sobre o procedimento AGENDE UMA CONSULTA, clique aqui.